3 de jan. de 2011

Tupinambás desenvolve o Projeto de lavagem e devolução de embalagens de agrotóxicos




Em busca da distinção máxima dentro do Ramo Sênior, o distintivo de Escoteiro da Pátria, os jovens do 44º G. E. Tupinambás de Erechim/RS, Luciano Batistel, Leonardo Paini Pavlak, Igor Rosset Albuquerque, Ellyen Tobaldini, Rodolfo Petzhod Junior e Maria Clara Canova Mosele, estão desenvolvendo o projeto “Lavagem e devolução de embalagens vazias de Agrotóxicos”.
O grupo está formado por equipe de interesse e o projeto está relacionado ao objetivo de nº 7 das prioridades do milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas, cujo tema é "garantir a sustentabilidade ambiental".
O projeto conta com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, e assessoria técnica dos Engenheiros Agrônomos Isaltino Batistel e Sérgio Mosele, que tem como objetivo realizar uma campanha de conscientização dos pequenos produtores rurais e moradores próximos à chácara do Grupo Escoteiro Tupinambás, localizada na RS 331, às margens do rio Suzana.
Segundo o coordenador do projeto, Chefe Paulo Hubner, que também é pós-graduando em Educação Ambiental pela UFSM, o projeto visa levar orientações sobre destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos, cujo procedimento é complexo e requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens.
“Embora a Lei Federal n.º 9.974 de 06/06/00 e Decreto n.º 3.550 de 27/07/00, discipline a destinação final das embalagens, ocorrem muitas falhas no processo, para tanto foi elaborado pelo INPEV um folder explicativo contendo procedimentos mínimos e necessários, para a destinação final segura das embalagens vazias de agrotóxicos, com a preocupação de que os eventuais riscos decorrentes de sua manipulação sejam minimizados a níveis compatíveis com a proteção da saúde humana e meio ambiente”, destaca.
Durante as visitas também são mostrados alguns exemplos de produtos fabricados a partir da reciclagem de embalagens vazias de defensivos agrícolas, como caixa de bateria automotiva, caixa para fiação elétrica, conduite corrugado e embalagem para óleo lubrificante.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa