24 de ago. de 2014

Tropa Sênior realiza atividade "Desvendando o Alto Uruguai"


Patrulha K2 foi entrevistada ao vivo pelo locutor tradicionalista Zacarias da Rádio Barão
Patrulha Everest junto ao busto do Pioneiro Angelo Caleffi
Patrulha Karajás buscando informações sobre o Clube Palmeiras com o Sr. Delmir Tormen
Patrulha Everest junto ao campo do Palmeiras
Selfie da Patrulha Karajás junto à sede da S. R. Internacional
Patrulha Karajás , entrevista com o Sr. Alfredo Hübner
Patrulha Everest junto à Prefeitura de Barão de  Cotegipe
A Tropa Charrua do 44/RS G. E. Tupinambás realizou neste sábado, 23, na cidade de Barão de Cotegipe a 1ª atividade cultural da série "Desvendando o Alto Uruguai", cujo objetivo é oportunizar aos jovens conhecer um pouco mais sobre as cidades da nossa região.
Desenvolvida em forma de gincana, os jovens tiveram que se deslocar de ônibus de linha para a cidade, recebendo as tarefas de moradores locais, previamente preparada pelas chefias.
Para integrar e auxiliar nas tarefas foram convidas as três Escoteiras que moram em Barão de Cotegipe, Karen Longo, Natasha Karpinski e Valéria Donin, as mesmas foram integradas uma em cada Patrulha.
Com diversas atividades aos moldes de um "Safári Fotográfico" as Patrulhas percorreram vários km em busca de informações, registros fotográficos, entrevistas com moradores da cidade, etc. Durante a atividade os jovens também fizeram a divulgação do Movimento Escoteiro realizando a entrega de folders, além de explicar como funciona o Escotismo e foram entrevistados ao vivo na Rádio Barão pelo locutor tradicionalista Zacarias.
Ao final a avaliação foi muito positiva, sendo destacado por todos a excelente receptividade e colaboração que tiveram na cidade por parte dos moradores.

10 de ago. de 2014

Seresteiros do Tupinambás emocionam participantes do Curso de Gestantes do HC



 O Grupo Seresteiros do 44º Tupinambás participou  na noite do último dia 08 do encerramento do Curso de Gestantes do Hospital de Caridade de Erechim,  emocionando os casais participantes do evento.
Os Seresteiros do Tupinambás desempenham um forte papel social junto ao Grupo, pois são através das suas apresentações que se possibilita a entrada de pessoas carentes no Movimento Escoteiro, visto que as mensalidades são subsidiadas através do que arrecadam.
Outro grande benefício que proporcionam, é a possibilidade da realização de cursos de chefias e viagens dos membros em atividades fora do município e que são de extrema importância para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades propostas intra e extra sede.
Os integrantes dos Seresteiros não são necessariamente formados por escotistas ou pais de escoteiros, sêniors ou lobinhos, mas de pessoas comuns que amam a arte e a cultura e, através dela, proporcionam a formação de jovens aptos a enfrentarem a sociedade que os espera lá fora.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz





Integrantes do 44º Tupinambás participaram neste sábado, 09 da Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz, tendo como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para os problemas decorrentes da dependência química como o álcool e outras drogas. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a caminhada contou com a participação de diversas instituições locais.

Tarde de homenagens ao dia dos pais




O Dia dos Pais do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, comemorado no último sábado, 09 teve palestra sobre prevenção ao uso de drogas, aventura, brincadeiras e muita descontração na sede Campestre do grupo.
A tarde iniciou com a palestra sobre prevenção ao uso de drogas, ministrada pelo Tenente Coronel Ricardo Hoffmann,  que abordou sobre os malefícios que essas substâncias causam ao corpo e à mente, visando como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, porta de entrada para o contato com as drogas ilícitas.
Após  os pais foram reunidos por equipes e tiveram que realizar tarefas que normalmente seus filhos fazem no movimento escoteiro, entre elas jogos, caça à bandeira e brincadeiras diversas.
No final foi servido um coquetel de confraternização.

6 de ago. de 2014

Acampamento marca Passagem de Ramos

Foi realizado no dia 02 e 03 de agosto o Acampamento da Tropa Charrua, atividade realizado na sede Campestre do Clube do Comércio, na oportunidade foi realizada a passagem de ramos e um Fogo de Conselho com a participação dos Sêniors e o Clã de Pioneiros.
Realizaram a passagem do Ramo Escoteiro para o Ramo Sênior as Guias: Fernanda Fávero, Alana Canova, Suélen Tochetto e Carolina Pietrobon, Sêniors: Marcelo Fávero e Sérgio Martins.
Do Ramo Sênior para o Clã de Pioneiros passou a guia Raquel Vacaro.

4 de ago. de 2014

Lobos visitam Aeroclube de Erechim

"Nunca deixem de sonhar!", só por essa mensagem no início da conversa com os lobinhos da Alcatéia Norte, feita pelo piloto amador Leomar Pedrotti, a nossa visita ao Aeroclube de Erechim no sábado (02/08) já teria valido a pena. Pedrotti começou a conversa contando sobre seu sonho desde garoto de voar, e como trabalhou e se esforçou para alcançar esse sonho, já que veio de família humilde e a aviação é um hobby caro. A aeronave usada por Pedrotti é uma Leve Pelican (Motor 100hp, velocidade 190km/h, altitude maxima 4.000m,
Projeto EUA montagem Sumare/SP)
Mas a visita teve muito mais, vindo do Aeroclube de Concórdia/SC exclusivamente para conversar com a nossa Alcatéia, durante cerca de 40 minutos Pedrotti compartilhou seus conhecimentos aeronáuticos com os lobinhos, conhecimentos que se referem a ítens de 7 especialidades (Aeromodelismo, Aprendiz de Planador, Técnica Aeronáutica, Mecânica Aérea, Navegação Aérea, Cartografia e Observação Aérea). Ao final, como forma de agradecimento, a Akelá entregou um lenço do Grupo Escoteiros Tupinambás ao nosso convidado.
Além disso, os lobinhos foram recebidos pelo presidente do Aeroclube, Sr. Lencir Zin, que mostrou todas as instalações e explicou sobre o Aeroclube e falou um pouco de cada aeronave que estava nos hangares.
Além das crianças, alguns pais e os próprios Velhos Lobos se divertiram na visita, e ficaram encantados com a estrutura em nossa cidade e com os conhecimentos adquiridos. É a Alcatéia Norte sempre fazendo o Melhor Possível.
Texto: Ricardo Favarin