28 de nov. de 2008

Ação Solidária em socorro aos atingidos pela tragédia de Santa Catarina




Atendendo ao chamado da Pátria através da União dos Escoteiros do Brasil e da Defesa Civil dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, juntamente com a Defesa Civil do município, o Grupo de Escoteiros Tupinambás, a Diocese Católica e Igrejas Evangélicas de Erechim, através do COMPAE, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Grupo de Escoteiros Acauã, Brigada Militar, Clube de Diretores Lojistas, Universidade Regional Integrada, Paiol Grande CERAPE PY3CER, Rotarys Clube, Lions, Sindilojas, imprensa local, Alpha Transportes, Auto Esporte Clube, Moto Clube Aves de Rapina, Erechim Off Road, Erechim Jeep Clube, Suprema Comunicação e ACCIE estarão envolvidos neste final de semana, em especial no domingo, 30, na Ação Solidária que estará arrecadando donativos para os desabrigados da tragédia que abalou o Estado de Santa Catarina e está tendo auxílio de todo o Brasil. Também na parceria, o vice-presidente do EAEC, Dirceu Cabral.
Em reunião realizada na noite da última quinta-feira no Tupinambás, formou-se a rede de solidariedade e, a partir desta iniciativa traçaram as ações a serem tomadas para que se consiga, no mínimo tempo possível, arrecadar o máximo de doações para que sejam enviadas já no início da semana para àquele Estado que conta hoje com uma lista de mais de 100 mortos, mais de 22 mil desabrigados, cerca de 32 mil desalojados e mais de 1 milhão e 500 mil pessoas afetadas.
Para tanto, neste domingo, em vários pontos da cidade estará ocorrendo a coleta de donativos pelos membros dos grupos parceiros. A arrecadação inicia pela manhã e segue até o final da tarde. Estarão sendo mobilizadas pessoas com motos, carros particulares, veículos de empresas parcerias e caminhões que estarão coletando o material.
Outra forma de participação, já divulgada pela Defesa Civil do município, é a doação 24 horas por dia junto ao Corpo de Bombeiros, local que será base de depósito de todo o material coletado pelas iniciativas locais. Também, desde a sexta-feira, a Diocese Católica de Erechim e as Igrejas Evangélicas do município estão recebendo as doações antes da realização das missas e dos cultos juntos às igrejas e templos.
Para aumentar ainda mais o número de doações, a ACCIE, parceira desta iniciativa, destaca que as bilheterias da XII Frinape que inicia neste sábado também serão postos de arrecadação onde haverá um local específico para este fim.
Também como apoio neste sábado e domingo, haverá telefones para contato para quem quiser saber como proceder as doações (3522 5919 – 3321 1111 – 3519 8783) e mais três bases de rádio amador, sendo uma no Corpo de Bombeiros e outra no Grupo Tupinambás e outra volante.
O que deve ser doado:
A Defesa Civil alerta que os materiais a serem doados devem seguir alguns critérios, ou seja, de uso imediato, entre eles fraldas para crianças, alimentos não perecíveis, alimentos enlatados, material de higiene pessoal e doméstico, roupas (desde bebês a adultos) que sejam em bom estado de uso, água, colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, roupas íntimas masculino e feminino adulto e infantil, calçados e tudo o que for possível para uso pessoal e de higiene. Importante que se faça a separação de peças e material, uma pré-triagem para que o trabalho de transporte e doação seja feito o mais rápido possível àquelas famílias.
Com relação a doação em dinheiro, várias agências, a exemplo do Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil já abriram contas especiais para este fim, o que deve ser feito diretamente junto as agências bancárias.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa