6 de jul. de 2009

Presidente da UEB/RS vem a Erechim e participa do INDABA do 37º D.E.




A tarde do último domingo, 05, foi ímpar para o Movimento Escoteiro de Erechim e região do Alto Uruguai, oportunidade em que recebeu, na realização do INDABA do 37º Distrito Escoteiro, a presença do presidente da União dos Escoteiros do Brasil, região do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Chaise, acompanhado por Antônio Duarte Barbosa Neto, diretor financeiro e Antonio Carlos Hoff, Executivo Regional. O encontro teve como local a sede do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás.
A visita também marcou a posse do novo Comissário Distrital, Chefe do Clã Pioneiro, Sérgio Mosele do Tupinambás e os secretários Rafael Rieder do Grupo Acauã e Neivo Fabris do Bororós do município de Getúlio Vargas. Ainda na oportunidade, foi apresentado para a direção regional o planejamento estratégico do 37º Distrito, sendo detalhado os objetivos e metas propostas para a sua consolidação e crescimento.
Em sua manifestação, Chaise agradeceu a recepção e colocou a direção estadual à disposição do Distrito e dos grupos escoteiros de Erechim e região. Afirmou ainda que após superada as dificuldades encontradas no início de sua gestão, foram reestruturadas a sede regional e a loja escoteira. Também está em andamento a revitalização do campo escola localizado no Parque Saint Hilaire, bem como a utilização do Parque Osório que possibilitará a realização de grandes eventos a nível regional, nacional e internacional.
“O foco da direção estadual é o crescimento do efetivo de jovens. Neste ano o Rio Grande do Sul conta com aproximadamente sete mil jovens, sendo que na década de 90 o efetivo era de aproximadamente 15 mil”, lamenta ele.
Já o diretor financeiro, Barbosa Neto, fez a apresentação em linhas gerais para os investimentos realizados na sede regional e da loja escoteira, bem como na área de informática, o que passará a possibilitar uma maior agilidade nas informações, inscrições e pagamentos de taxas. Ainda fez a entrega do Relatório Anual 2007/2008 da UEB/RS para todos os Grupos presentes.
Finalizando, Hoff fez um breve histórico da importância da realização de grandes eventos que venham a resgatar as tradições escoteiras, apresentando a proposta para o II Camporee Escoteiro Gaúcho, que acontecerá de 29 de janeiro a 02 de fevereiro do próximo ano.
“A expectativa devido a grande divulgação que está sendo realizada, é de que o evento tenha a participação de jovens de muitas regiões escoteiras. Uma projeção estimada de três mil jovens”, finaliza.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa