9 de jun. de 2009

Certificado Ambiental Sérgio Maccagnini 2009 é entregue em Sessão Especial



Dentro das programações alusivas a Semana do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizaram na noite desta segunda, 08, a Sessão Especial em homenagem à data, oportunidade em que ocorreu a entrega do Certificado Ambiental 2009 – Dr. Sérgio Benito Maccagnini às empresas Olfar e Cavaletti, ao 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás e a Longines Malinowski Filho. Como oradora da noite, a autora do Projeto de Lei Legislativo que institui o Certificado Ambiental, vereadora Vânia Miola (PPS). Na condução dos trabalhos, o presidente do Poder Legislativo, vereador Cezar Caldart (PR).
O certificado é uma forma de homenagear as iniciativas de empresários, ONG´s, educandários, grupos e entidades ambientalistas que, com muita consciência encontram a forma de compatibilizar suas atividades com eficiência, respeitando os princípios básicos do desenvolvimento sustentável.
Em sua manifestação, Vânia lamentou que ainda persistem os crimes ambientais, a degradação, desmatamentos, poluição, emissão de gases, contaminações, desrespeito à legislação e, destas tragédias vivenciamos o desrespeito aos mananciais, efeito estufa, ciclones, enchentes, estiagem, escassez de água, camada de ozônio, surtos de epidemias no planeta e muita fome em função da alteração de fatores climáticos que implicam na quantidade de alimentos produzidos.
“O mundo vive constantemente em evolução tecnológica, compatibilizar o crescimento com desenvoltura sustentável é cada vez mais premente e inadiável. A cada ação impensada ficamos sujeitos a uma reação, com conseqüências imprevisíveis, que certamente serão voltadas contra a própria humanidade”, alerta.
Vânia garante ainda que as agressões ao meio ambiente estão se manifestando no aquecimento global, as áreas geladas derretendo, as áreas marítimas e oceânicas com alteração térmica gradual a cada ano que passa. “A inversão climática que estamos vivenciando neste momento com secas e chuvas são um sinal de alerta”.
“Há cerca de 30 dias atrás sofremos na carne fruto da estiagem e também pela morosidade na realização de obras de infra-estrutura, acordadas por contrato com a CORSAN, infelizmente não cumprido, entre elas a transposição do rio Cravo, redes de esgotos, sistemas de tratamento de efluentes. O saneamento básico em toda a sua extensão aguarda há 10 anos a sua complementação”, lamentou.
Em sua manifestação Vânia também levantou a aprovação da Medida Provisória regularizando terras invadidas na Amazônia, oportunidade em que rifa 68 milhões de hectares destinados a invasores, grileiros e laranjas. “A primeira vista muito contraditório com dos discursos e manifestações cotidianas na defesa do meio ambiente. Se sancionada pelo presidente da República, ficará oficializado o usucapião de bens públicos, será desastroso e de conseqüências irreparáveis e, a partir de agora estimulará as invasões de patrimônios públicos e privados, já que estarão abrigados pelo precedente”. Ainda na sessão, se manifestaram o secretário adjunto do Meio Ambiente Elton Della Vechia e a arquiteta do município Roseli Hachmann que falaram sobre as ações da Pasta e o projeto Vida no Parque que busca a revitalização do Parque Longines Malinowski.
A Cavaletti recebeu o Certificado através do projeto “Sustentabilidade hoje, compromisso com o amanhã”, A Olfar com o “Efluentes Zero” e o 44ºGrupo de Escoteiros Tupinambás através de suas “Ações Ecológicas”.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa