29 de jun. de 2009

Bivaque marca nova etapa do Estágio Curricular II dos alunos da URI






Domingo, 28, foi um dia ímpar para os escoteiros e escoteiras do 44º Tupinambás, oportunidade em que foi realizada a 2ª Etapa do Estágio Curricular II, realizados pelos estagiários do Curso de Licenciatura em Ciência Biológicas da Universidade Regional Integrada – Campus de Erechim, através dos alunos Juliana Czornabay, Susana Batistella e Carlo Pierezan.
Entre as atividades realizadas, divididas em Bases, estavam a Trilha de B.P. onde, com os olhos vendados, os escoteiros sentiram através do tato a sensação de tocar em animais, vegetais, minerais e outros.
No Jogo de Kim, a degustação foi o forte no experimento de diversos tipos de chás e o Kim olfativo onde os jovens experimentaram diversos tipos de aromas. Em outras bases, a identificação das árvores onde foram demonstrados diversos tipos de árvores nativas e suas propriedades e a de cogumelos e líquens, onde foram identificados diversos tipos, e explicado as suas principais características.
Após o almoço, realizado com comida mateira, todos puderam participar do jogo, “Cadeia alimentar no Jurassic Park", onde os escoteiros viveram na pele como era a sobrevivência de diversas espécies de dinossauros no período jurássico.
O estágio terá mais uma etapa com a visita dos escoteiros e sêniors ao Museu da URI, cujo pano de fundo será o tema “Uma Noite no Museu”. Ao final foi realizada uma avaliação com os estagiários, escoteiros e chefias, onde todos aprovaram a atividade. Segundo os estagiários, a mesma atendeu os objetivos superando as expectativas devido a dinâmica utilizada, que associou a transmissão dos conhecimentos programados à forma lúdica empreendida no método escoteiro.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa