24 de mar. de 2011

Eloverde e Tupinambás em ação no Suzana neste sábado

Partindo para mais uma etapa do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, a Eloverde, com sua equipe e voluntários, juntamente com as tropas Escoteiras e Sêniors do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás estarão, na manhã deste sábado, 26, realizando a limpeza do Rio Suzana. Dentro do projeto são três os rios que fazem parte das etapas de trabalhos de retirada do lixo e Educação Ambiental, o Tigre, Suzana e o Dourado.
Com saída às 8h do prédio da Prefeitura Municipal - aberto a voluntários - além da retirada do lixo, o processo de educação ambiental terá como foco a leitura do ambiente natural o que contribuirá na formação ambiental dos jovens. O rio Suzana apresenta situação bem diferente da encontrada nas etapas anteriores junto ao Rio Tigre, oportunidade em que foram retiradas 33 toneladas de lixo principalmente roupas e eletroeletrônicos. O rio Suzana inicia no bairro Ernesto Zimmer e corre ao longo da RS420 em direção a Gaurama que tem no rio a fonte de abastecimento de água para o município.
A coordenação do projeto comenta que “Durante as nove etapas executadas no rio Tigre nos defrontamos com uma cena de verdadeiro descaso da sociedade erechinense que joga os resíduos ou descartam o lixo no rio Tigre. Ações que demandaram exaustivos esforços de todos os envolvidos neste processo. Hoje, após nossa atuação, a situação é outra e a comunidade local e principalmente os ribeirinhos já começam a ter uma nova visão sobre a sua responsabilidade na conservação dos rios de nosso município. Os resultados são satisfatórios. Uma vitória e prova de que, humanamente tudo é possível, basta querer, e nós estamos fazendo a nossa parte”.
Paulo Hübner, chefe da Tropa Sênior do Tupinambás ressalta que a atuação da Eloverde tem mudado o pensamento da comunidade, seja dos bairros que margeiam os rios, urbana ou rural. “Estaremos juntos neste trabalho de retirada de lixo do Suzana, pois além de darmos a nossa contribuição, fortalecemos junto aos jovens a sua responsabilidade, primeiro como cidadão inserido em sua sociedade e pelo fato de fazermos parte do Movimento Escoteiro Mundial que tem entre uma de suas premissas de atuação a conservação do meio ambiente”.
Ainda na noite de sábado, junto ao Leprechaum, haverá a participação da Eloverde, a partir das 20h30min, da “A hora do planeta”, momento em que as luzes serão apagadas durante uma hora em todo o planeta numa iniciativa da WWF.
A Eloverde trabalha no projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, que tem como apoiadores o Ministério Público Estadual e a Vara de Execuções Criminais, além de uma vasta rede de apoio de entidades locais. O projeto tem três macro-objetivos. O primeiro é o mapeamento dos rios Tigre, Suzana e Dourado, o segundo a educação ambiental da sociedade civil e o terceiro é a limpeza física dos rios.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa