24 de nov. de 2015

Passagem de Lobos para a Tropa Escoteira




O dia 21/11/2015 foi marcado por muita emoção na Alcateia Norte do 44º GE Tupinambás.
Tendo a jângal como cenário de fundo, os lobinhos Brenda Dalla Costa Corazza, Nícolas Verfe e Pedro Rogalski fizeram a travessia do Rio Vaigunga e encontraram do outro lado das margens a Cidade dos Homens. Lá encontraram suas patrulhas que estavam a sua espera. A passagem foi marcada por muita emoção tanto dos lobinhos que permaneceram na alcateia quanto aos Velhos Lobos, bem como os familiares e demais integrantes do GE Tupinambás. No momento da passagem os novos escoteiros já receberam das mãos da chefia seu novo uniforme, como símbolo dessa nova fase dentro do movimento escoteiro. A Tropa Lagarto parabeniza os novos escoteiros e lhes deseja muitas aventuras com seus novos irmãos.

Texto: Taíse Angoneze
Fotos: Rejane Corazza

23 de nov. de 2015

Tupinambás e o Centro de Idiomas Senac de Erechim realizaram "IMMERSION CAMP"

Crédito fotos: Carolina Pietrobon



O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás e o Centro de Idiomas Senac de Erechim realizaram, no último dia 21, na chácara que pertence ao grupo, o "IMMERSION CAMP", uma atividade de Imersão em Inglês para alunos do Senac que estudam o Idioma.
    O Objetivo da atividade foi levar os estudantes a vivenciar em tempo integral o idioma como se estivessem em um país de língua Inglesa.
O evento contou com mais de 30 estudantes e foi coordenado pelos chefes do Ramo Sênior e professores do Senac.
     A atividade contou com uma programação composta  por oficinas, jogos escoteiros, atividades radicais com a pista de rastejamento na Lama e a falsa baiana, promovendo uma competição entre as quatro equipes participantes.
   Ao final da tarde foi realizada uma avaliação geral do evento pelos participantes, e a entrega da premiação de 1º lugar para a equipe Black.
     Para a Docente responsável pelo curso de Inglês do Senac, Lucieli Tubin, a atividade atingiu os objetivos propostos, sendo avaliada positivamente por todos os estudantes e professores, sinalizando a intenção de repeti-la no próximo ano.
 Para Paulo Hubner, Coordenador do Ramo Sênior, a atividade proporcionou estabelecer uma parceria entre as Instituições, promovendo muita diversão e aprendizagem, além de proporcionar uma grande integração entre os estudantes e escoteiros.

22 de nov. de 2015

Tupinambás presente no 38º Mutirão Pioneiro

Crédito fotos: UEB/RS
O Clã de Pioneios do Tupinambás esteve presente no 38º Mutirão pioneiro, realizado nos dias 21 e 22 de novembro.
A cidade de Santa Cruz do Sul recebeu de braços abertos 450 jovens e adultos para um final de semana de voluntariado e diversão no MutFood. Com certeza foi mais uma experiência de vida sensacional para os participantes. Participaram do GET o Mestre Pioneiro Daniel Vacaro, a Pioneira Nicole Pereira e a Guia Laura Collet.

16 de nov. de 2015

Ramo Lobo realiza acantonamento de Primavera

Nos dias 14 e 15 de novembro o ramo Lobo do GET realizou um acantonamento com atividades divididas na sede, chácara e Vale do Dourado.
O sábado iniciou na sede com a promessa da Francesca e homenagem aos Velhos Lobos, depois na chácara do GET com as seguinte atividades: falsa baiana sobre o rio Waigunga, fazendo um ninho de João de Barro, salto em altura, voando com o Mang, futebol de bastão, puxando o lobinho entre outros.
À noite foi realizado um jantar na sede, sendo realizada a "Flor Vermelha",  atividade que acontece com muita alegria, canções, esquetes, danças entre outros números artísticos. É um momento muito especial e de muita descontração, após foi realizado o acantonamento na sede.
Na manhã de domingo os lobos fizeram uma jornada pelo Vale do Dourado, com parada para assar umas salsichas e marshmallows.






Pais homenageiam Chefias do Ramo Lobo


Os chefes Hathi, Kaá e Raksha receberam uma homenagem em forma de agradecimento das mães dos lobos que participaram do AGAARS III, (Acantonamento Geral de Alcatéias Amigas do RS), que aconteceu nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro, no Parque dos Imigrantes em Lajeado.
Os familiares agradeceram todo o carinho e cuidado que eles tiveram durante os 4 dias do evento.
Cada um recebeu uma taça de vinho com símbolo do escotismo  com seus nomes e símbolos da alcateia gravados a laser.

Francesca de Morais Rech realiza sua promessa Lobo


Realizou sua promessa, sábado, 14 de novembro, a lobinha Francesca de Morais Rech.
A promessa foi realizado durante a atividade na sede do GET.

Parabéns, agora você faz parte da grande família do Tupinambás.

"Melhor possível".

8 de nov. de 2015

Tupinambás realiza identificação de crianças com pulseiras localizadoras na FRINAPE 2015



O 44º G. E. Tupinambás está participando ativamente na FRINAPE 2015, atuando junto às portarias do parque para a colocação de pulseiras de identificação nas crianças, fato que proporciona maior segurança às famílias que acessam a feira, sendo esta ação  muito elogiada pelos visitantes e organizadores. O procedimento é simples mas de grande importância para evitar que crianças se percam de seus pais, Escoteiros e Sêniors anotam os nomes e telefones e aplicam as pulseiras nos pequenos visitantes da feira.
A FRINAPE é a maior mostra empresarial da Região do Alto Uruguai. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, artesanato, tecnologia e shows. É uma realização da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim e Prefeitura Municipal de Erechim, e o G. E. Tupinambás tem muito orgulho de colaborar neste importante evento.

Tupinambás participa de atividade em Tapejara

Crédito fotos: G. E. Tapejara

O Grupo Escoteiro Tupinambás participou sábado, 07, de uma atividade conjunta com o G. E. Tapejara, o evento foi realizado na cidade de Tapejara/RS. 
Na oportunidade o GET retribuiu a visita realizada pelos Escoteiros de Tapejara em 04/11/2014.
Participaram do evento Lobos, Escoteiros, Sêniors, Pioneiros e Chefias, ao final foi realizada uma confraternização estreitando ainda mais os laços de amizade entre os grupos.

4 de nov. de 2015

Alcateia do Tupinambás vive aventura mágica no mundo de Harry Potter

15 Lobinhos e lobinhas participaram do AGAARS III- Acantonamento Geral de Alcatéias Amigas do Rio Grande do Sul, no parque do imigrante em Lajeado. Promoção UEB-RS  Equipe Regional do Ramo Lobo nos dias 30/10 a 02/11/2015.
O ano letivo da escola de Hogwarts recebeu 900 lobos (novos alunos) e 370 velhos bruxos, todos vestidos com as capas do uniforme da escola.
Foram recebidos pelo professor Dumblendore e o guardião das chaves e terrenos de Hogwarts Rúbeo Hagrid que apresentou todos professores e convidou os novos bruxinhos  para viverem muita aventura e diversão.
Os lobinhos foram divididos em 04 armadas- Unicórnio, Hipogrifo, Dragão e Fênix e viveram muitas aventuras protagonizadas pelos Bruxos e Bruxas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Na casa do Hagrid os lobos, aprenderam como tornar as varinhas mágicas. Após  atravessaram uma ponte pênsil , visitam o Hipogrifo e descobrem como é a casa de um meio gigante.
Se andassem descuidados poderiam ser  atacados pelo lobisomem na floresta negra, ou serem surpreendidos com árvores que se mexiam, ataque dos dementadores ou outras criaturinhas mágicas soltas.
Na vila Hogsmeade conheceram muitos objetos bruxos e ganharam presentes e doces.
Nas aulas mágicas conheceram e provaram ovos de dragão e um suco poção do espanto.
NOITE DE TALENTOS
Num salão lindamente decorado com objetos bruxolescos,  as escolas desfilaram seus estandartes
 se apresentaram  com música, danças, teatro. mágica.
O GET participou com o lobinho NICOLLAS L B VERFE que interpretou a música A NOITE com muito SUCESSO, com muitos aplausos, assobios. Emoção a flor da pele
NOITE DA PRIMAVERA
Todos 900 lobos lindamente caracterizados de bruxos e de Harry Potter, se divertiram com muita dança e guloseimas.
No início da festa liderados por Draco Malfoy e toda sua turma entram na festa para atacar Harry Potter, porém a magia de Harry e seus amigos expulsam Draco Manfroi sob gritos e aplausos de todos alunos.
CAÇA AOS AUTÓGRAFOS
Cada aluno bruxo recebeu uma caderneta onde continha a foto de todos professores e bruxos da escola e a tarefa era conseguir o maior número possível de autógrafos. Foi uma busca constante, olhos abertos atentos pois a qualquer momento poderiam aparecer no meio dos alunos. Foi uma festa total. Tivemos bruxinhos quase completando a coleta.
Parabéns a todos.
A volta para casa se deu no dia 02/11 após todos receberem o troféu de participação e o bilhete da escola de Hogwarts  de passagem de retorno, muito felizes.
Lobinhos(as)                                                                
Ana Luiza Teixeira Pedott
Bianca Dietre
Gabriel Molozzi
Gabriel Yuri Secco Fraga                                                                                                                           João Vitor Braga Rodrigues
Leticia Zago Lyrio
Maria Clara Echer Tres
Miguel Angelo Moccelin Lavratti
Natalie Isotton Pagliosa
Nicollas L.B. Verfe
Pedro Henrique Lando Rogalski
Piero Dorigoni Tonin
Rafael Brendler Pizarro
Rafaele Castagnara Alves
Theo Beitler Fiori

Velhos Lobos
Leda Maria Magnabosco - Kaa
Micheli Lando Rogalski - Raksha
Tiberíades Soares - Hathy



Texto e fotos : Leda Maria Magnabosco

1 de nov. de 2015

Listo Life Support realiza treinamento com a Tropa Sênior do Tupinambás

A Tropa Sênior do Tupinambás realizou sábado, 31, a Especialidade de Primeiros Socorros, na sede campestre do Tupinambás.
A atividade foi ministrada pela Empresa Listo Life Support de Erechim, especializada em treinamentos, suporte, capacitação e remoção hospitalar, integrada por Maikel Machado - condutor socorrista, Artur Hagers - Enfermeiro e Instrutor Téc. de APH e Bárbara Gisele Gonçalves - Técnica em Enfermagem e Socorrista do SAMU e Defesa Civil.
Na oportunidade foram realizadas explanações teóricas e demonstrações práticas sobre os itens da Especialidade de primeiros socorros, abordando os seguintes itens:
* Demonstrar como agir em caso de entorse, fratura e luxação.
* Realizar a imobilização de coluna cervical e utilização de prancha para evitar lesões raqui-medulares.
* Demonstrar quatro métodos para transportar um paciente sem suspeita de lesão raqui-medular.
* Demonstrar como se aplicam ataduras, tipóias e imobilizações na cabeça, tórax, abdome, braços e pernas.
* Demonstrar como aplicar as manobras de desobstrução de vias aéreas.
* Demonstrar como proceder em casos de desmaios e ataques de epilepsia.
* Explicar como tratar casos de intoxicação alimentar e envenenamentos.
* Conhecer a posição das principais artérias e saber como parar hemorragias externas; saber adotar medidas contra o estado de choque.
* Identificar parada cardiorespiratória e como realizar reanimação cárdio-pulmonar de acordo com o protocolo para leigos mais atual.
* Explicar como proceder para dar o primeiro atendimento de socorro, acionar organismos de emergência e controlar e coordenar curiosos.

Patricia Venancio e Lucas Novelo Venancio realizam a Promessa Escoteira


Acompanhados de seus familiares, realizaram a Promessa Escoteira sábado,31, Patricia Salette Venancio e Lucas Novelo Venancio, os mesmos receberam na oportunidade das mãos das chefias o Distintivo de Promessa e o Lenço do Tupinambás.
Parabéns, Sempre Alerta!