31 de jul. de 2012

Tupinambás recebe oficialmente o prêmio conquistado na Suécia

Fotos:  Marketing & PR - Volvo Car Corporation

Paulo Solti, presidente da Volvo Cars para o Brasil e a América Latina
 Marco Mendonça, diretor do Departamento de Recursos Hídricos
da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Ocorreu no dia 27 de julho, na concessionária Eurobike em Porto Alegre/RS a entrega oficial do prêmio Volvo Adventure.
O evento contou com a presença do presidente da Volvo Cars para o Brasil e a América Latina, Paulo Solti, do Diretor Comercial da Volvo Cars para o Brasil e a América Latina, Douglas Pontele, do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Marco Mendonça, bem como dos jovens premiados pelo trabalho.
Os Sêniors fizeram um importante trabalho de conscientização com agricultores, sobre o risco do descarte incorreto de embalagens de agrotóxicos.
A competição envolveu 45 países e apenas 12 equipes chegaram à final. O prêmio é em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Após competição que envolveu 243 projetos de mais de 45 países, os Sêniors do Grupo Escoteiro Tupinambás Ellyen Mara Tobaldini, Luciano Ribeiro Batistel, Leonardo Paini Pavlak, Rodolfo Carlos Petzhold Júnior e Igor Rosset Albuquerque de Erechim (RS) conquistaram o Tunza Prize Small Beginning, da United Nation Environment Program (Unep), uma das principais publicações mundiais sobre o meio ambiente, que pela primeira vez premiou um grupo no Volvo Adventure.
Além disso, os escoteiros conquistaram o segundo lugar na premiação principal , recebendo o valor de U$ 6.000,00 para investir no projeto, com seu importante trabalho de conscientização de pequenos fazendeiros locais, que descartavam recipientes de pesticida de forma ilegal, com sérios danos ao meio ambiente.

29 de jul. de 2012

Tupinambás no V Jamboree Escoteiro Nacional

Foto: Escoteiros do Brasil
Foto: Escoteiros do Brasil
O 44º G. E. Tupinambás participou nos dias 15 e 20 de julho do V Jamboree Escoteiro Nacional realizado na Vila Militar de Gericinó, no Rio de Janeiro.
O acampamento reuniu mais de 5.000 participantes, vindos de quase todos os estados do Brasil e também contou com representantes do Paraguai, Equador, Colômbia e México.
Subcampo Tropa Sênior do Tupinambás
Subcampo Tropa Escoteira do Tupinambás
O campo foi dividido em oito subcampos, todos com denominação de tribos indígenas nacionais: Xavante, Carajás, Pataxó, Caigang, Guaraní, Kaiapó, Tikuna e Yanomami.Mesmo com o mau tempo imperando em quase todos os dias, os participantes não perderam a animação e fizeram o Jamboree valer a pena.
Muitas atividades e módulos foram realizados entre elas, entre eles o Módulo Aldeia Brasil, Cidade Maravilhosa, Jogos da Nossa Gente, Sol e Mar, Descobrimento e Exploração, Artesanato e Brasil Sustentável. Na festa de encerramento, o Escoteiro Luiz Henrique Madrid foi convidado a subri no palco apresentado pelo dançarino Carlinhos de Jesus, para tocar ao som da gaita uma música típica do folclore gaúcho, arrancando fortes aplausos da platéia.
O evento contou com o apoio de aproximadamente 900 voluntários entre chefias e Staff's.

10 de jul. de 2012

Tupinambás estará presente no V Jamboree Nacional no Rio de Janeiro

Cerca de 40 integrantes do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás estarão presentes no V Jamboree Nacional, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, acampamento que reunirá cinco mil escoteiros de todo Brasil para celebrar a diversidade do nosso povo.
O evento acontece de 15 e 20 de julho nas instalações do exército no Campo de Parada de Gericinó e da Federação Brasileira de Tiro Desportivo. Todas as atividades que serão oferecidas aos jovens – meninos e meninas entre 11 e 17 anos - estão relacionadas com o tema do evento, “Muitas Origens, Um Só País”, que se refere à diversidade de origens que formam o nosso povo.
Durante os seis dias do evento haverá oficinas interativas nos temas Saúde e Meio Ambiente, Paz e Compreensão, Ciência e Tecnologia e Arte e Cultura, em que os jovens poderão produzir algo para si e para doar. Também serão desenvolvidas iniciativas para trabalhar questões relativas à sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, além de atividades na praia e, claro, visita aos pontos turísticos do Rio de Janeiro.
As principais atrações para os escoteiros devem acontecer de noite. Na programação das atividades noturnas estão previstas a “Feira das Cidades”, onde cada grupo escoteiro apresentará um prato característico da sua cidade, incluindo comidas e bebidas, e o “Festival do Folclore”, que contará com danças folclóricas ou canções características de cada estado.
O 5º Jamboree Nacional terá ainda uma moeda própria – o “Samba”, que poderá ser trocado por Reais para ser utilizado internamente – e um mascote, um golfinho estilizado. Também foi criado um emblema em que consta, em traço, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca – imagens que são símbolo do Rio de Janeiro – tendo ao fundo, as chamas de uma fogueira, lembrando o “Fogo de Conselho” – elemento típico do Movimento Escoteiro – em diferentes cores que lembram as diversas origens que formam nosso país.
O Movimento Escoteiro é a maior ONG do mundo, com mais de 32 milhões de participantes, de ambos os sexos, em 210 países. Sua proposta é contribuir para o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.
Fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos que tem como objetivo formar melhores cidadãos. No Brasil, o Escotismo tem 102 anos e mais de 70 mil membros. Em Erechim o Tupinambás completa, neste ano, 60 anos de fundação, ultrapassa a casa dos 100 membros e já ocupou a colocação do terceiro maior grupo no Estado.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás

Agência Pauta VIP
Assessoria de imprensa do 5º JAMBOREE Nacional


1 de jul. de 2012

Festa Junina da RBS TV






O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, dentro de sua função social e de aproximação com sua comunidade, participou no último domingo, 01 de julho, da Festa Junina promovida na Praça Prefeito Jaime Lago organizada pela RBS TV com a parceria com diversas instituições.

Neste ano o Tupinambás ficou encarregado da pesca e novamente a maior atração da festa junina foram os passeios no avião 14 Bis, já que as crianças faziam fila aguardando o "próximo voo" e os adultos ficavam com vontade de voltarem a ser crianças novamente para poder dar uma voltinha.
A atividade foi uma excelente oportunidade para divulgar o Movimento Escoteiro para a comunidade, onde foram entregues materiais explicativos sobre o Escotismo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa