26 de set. de 2011

Tupinambás na Romaria Nossa Senhora Salette

O 44º G.E. Tupinambás, como acontece há vários anos, colaborou, neste final de semana de setembro, na Romaria Nossa Senhora Salette, momento em que chefias e jovens dos Ramos Escoteiros e Sênior estiveram apoiando a distribuição de água, além de prestar apoio e orientações aos romeiros. Segundo informações, a romaria contou com aproximadamente 40 mil pessoas.
"O Tupinambás realiza um trabalho social de relevante importância na Romaria, principalmente na organização e distribuição de água. São milhares de pessoas que desejam pegar um pouco da água, evitando possíveis tumultos", destacou o Chefe Marlon Soares que coordenou a atividade.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Festival da pandorga

O festival da pandorga foi realizado no dia 18/09/11 no Aeroclube, promoção do GET com o objetivo de praticar uma atividade diferente, ensinar a lobada e escoteiros a fazer e empinar pandorga.
Participaram da atividade Lobinhos, Escoteiros e familiares.
premiações;
Menor pandorga; Bruno Corazza
Maior Pandorga; Luiz H. Madrid
Pandorga mais bonita; Vitoria Mársico
Melhor Empinador; Bruno Duarte.




19 de set. de 2011

O "Batismo" do Chill

Acompanhe passo a passo o "Batismo" de Ricardo Favarin, o novo Chill da Alcatéia Norte...





16 de set. de 2011

Ricardo Favarin realiza a Promessa Escoteira


Ricardo Favarin realizou quarta-feira, 14 a sua Promessa, recebendo das mãos do presidente o lenço do Tupinambás, aumentando ainda mais a qualidade do corpo técnico do 44º Tupinambás. O Chefe Ricardo vai atuar como auxiliar no ramo Lobo.

Parabéns, seja bem-vindo.

13 de set. de 2011

Tropa Sênior do Tupinambás revive história dos anos 60 e 70





Voltar ao passado e reviver a memória dos escoteiros do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás nos anos 60 e 70. Este foi o objetivo principal da atividade realizada pela Tropa Sênior, no último final de semana, momento em que usaram a carrocinha para o transporte de utensílios e mantimentos que serão utilizados durante acampamento.
O fato lembrou, flagrado agora com máquinas fotográficas digitais de alta precisão, a foto flagrada nos anos 60 postada na capa do Jornal A Gralha, reedição lançada no ano de 2009, através do projeto do chefe Sênior Paulo Hubner e do jornalista e Escotista, Carlos Alberto da Silveira.
O acampamento da Tropa Sênior reeditou evento histórico do Tupinambás, ou seja, acampar com deslocamento a pé levando o material de acampamento com a carrocinha.
Para reviver esses momentos que ficaram na memória de muitos, a Tropa Sênior do Tupinambás acampou na sede campestre do Clube do Comércio. Na caminhada, um percurso aproximadamente 16 km. Na imagem, não só dos membros do Tupinambás, mas também da comunidade que viu a Tropa passar pelo perímetro urbano até o local do acampamento, a certeza de uma atividade saudável voltada para a formação do caráter, preservação do meio ambiente e da memória dos que já passaram pelo grupo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

 e-mail recebido do Chefe Rena
"Buenas !!! Siempre listos
a foto é de janeiro ou fevereiro de 1.969. O local era o passo da pinguela,região que acampávamos na estrada que descia ao dourado, la pelo km, 1o ou km, 14 ??
foi um acampamento preparativo para a chefia toda do Tupinambás em preparativos para reger o ano de 1969. programas, diretrizes, metas e atividades o mais curioso de tudo é a perfeição da foto com a chefia e se deu da seguinte maneira, levantado o acampamento e na sua saída o chefe Dino (Ademir Rodrigues) havia levado um moderna rolflex com tripe. Todos se preparam para foto e o lugar do Dino reservado, preparou o tripé acionou o automático, na época um dispositivo ultramoderno e correu junto a equipe. clicado a foto, ficou a expectativa na revelação que veio gloriosa conforme vocês tem a copia remetida pelo Mario Rossini, cada um dos chefes tem a sua copia,o inusitado foi que ninguém bateu e sim o clic do automático 8 segundos.
abraços, Chefe Rena"

11 de set. de 2011

A lenda do cavaleiro negro

Durante o Fogo de Conselho realizado no acampamento das tropas Escoteira e Sênior do Tupinambás, cujo tema era "Lendas Gaúchas"  foi relatada a história dos cavaleiros que foram vítimas de uma emboscada na região próxima ao acampamento. Diz a lenda que os mesmos aparecem sempre em noites de lua cheia cavalgando pela localidade. Casualmente as 5h da manhã de domingo...

7 de set. de 2011

Desfile de Sete de Setembro


 




Guarda do Fogo Simbólico na praça da Bandeira
Dentro do espírito de patriotismo nas programações da Semana da Pátria, o 44º Tupinambás de Erechim fez bonito no desfile de Sete de setembro, oportunidade em que o Grupo destacou-se pelo número de integrantes que possui e pelos trabalhos que tem desenvolvido com relação ao meio ambiente, apresentando também diversas pioneirias, simulando um acampamento e fogo de conselho.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa