27 de abr. de 2009

Tropa Sênior expõe talento em Mostra Cultural e Artística





Visando buscar o lado artístico de cada um, essencialmente das artes plásticas e, ainda assim proporcionar a conquista de especialidades, a Tropa Sênior realizou na noite da última sexta, 24, a 1ª Mostra de Artes Plásticas, oportunidade em que foram expostos os desenhos criados na Oficina de Artes, realizada no dia 14 de março último, sendo a temática central “A Preservação do Meio Ambiente”.
Os trabalhos expostos na Mostra serão utilizados para ilustrar o material gráfico dos projetos que estão sendo desenvolvidos para a conquista do Distintivo de Escoteiros da Pátria.
Ainda na oportunidade, foram expostos trabalhos dos artistas plásticos Rita e Waldir machado, como também a técnica de artes gráficas como fotos montagens produzidas pelo chefe Paulo Hübner.
Na abertura dos trabalhos, Rita Machado, avaliadora da especialidade “Desenho Artístico” elogiou o empenho e dedicação das guias Luiza Ferronato e Bruna Fromenton, organizadoras da oficina e Mostra de Artes, sendo estes requisitos da Especialidade (organizar uma oficina e uma exposição na seção).
Rita também fez uma breve exposição sobre sua trajetória como artista e a importância das artes plásticas para o ser humano. As organizadoras, Luiza e Bruna apresentaram seus trabalhos explicando as técnicas utilizadas e explanaram sobre autores clássicos, técnicas e Movimentos que revolucionaram o mundo das artes.
Após, foi servido um coquetel aos presentes, entre eles, a Tropa Sênior, pais, chefes, executiva e o Comissário Distrital.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Galeria de artes

22 de abr. de 2009

Tropa Sênior trabalha o meio ambiente e seus problemas






A Tropa Sênior do Tupinambás realizou neste último sábado, 18, na chácara do Grupo, uma atividade com a função de identificar um problema ambiental que ocorre no local e formular hipóteses sobre a origem do problema e apresentar possíveis soluções. Também como parte da tarefa, cada Patrulha produziu um vídeo de aproximadamente três minutos, onde apresentaram reportagem com as imagens dos problemas encontrados.
De acordo com a Chefia do ramo Sênior, Esta atividade cumpre algumas etapas para a conquista da distintivo de Escoteiro da Pátria e serve como trabalho de campo para a produção de projetos relacionados ao objetivo de nº 7 das prioridades do milenio, definidas pela Organização das Nações Unidas, cujo tema é "garantir a sustentabilidade ambiental".
A Patrulha Everest tratou do problema do manejo do gado pertencentes às propriedades vizinhas, que acabam destruindo as mudas que são plantadas na tentativa de reconstruir a mata ciliar, contaminando a água e o ambiente com as fezes causando proliferação de mosquitos e moscas.
A K2 relatou o grave problema da falta da água no Alto Uruguai. O Rio Suzana passa as margens da chácara do Grupo e está praticamente seco, causando assim a mortalidade dos peixes, falta de água para os animais e abastecimento dos municípios vizinhos. Sendo elencadas como as principais causas, o desmatamento, o aquecimento global e o desperdício.
A Patrulha Karajás pesquisou sobre o problema da poluição por agrotóxicos do Rio Suzana, identificando como as principais causas a proximidade das lavouras do leito do rio inexistindo a mata ciliar, a falta de orientação e de cuidado por parte dos agricultores sobre a lavagem e o destino correto das embalagens de agrotóxicos, que muitas vezes são encontradas dentro do rio.
A Patrulha Olimpo tratou sobre o problema da dengue, embora a transmissão da dengue é mais freqüente em cidades, esta também pode ocorrer em áreas rurais. Também verificaram que o riacho nos fundos da chácara do Grupo está seco, ficando em alguns pontos isolados água empossada e lixo acumulado nas margens, criando um ambiente propício para a proliferação de mosquitos, inclusive o da dengue. Concluem o levantamento sugerindo que se estenda também uma campanha de prevenção da dengue no meio rural.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

16 de abr. de 2009

Paulo Polis garante erguimento e inauguração de monumento em agosto



O mês de agosto de 2009 ficará marcado para sempre na memória de todos os escotistas que fazem parte ou já passaram pelo Movimento Escoteiro, momento em que o Escoteiro Honorário do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, prefeito Paulo Polis, juntamente com membros dos dois grupos de Erechim, com o vereador autor da Indicação, José Mantovani e todos os demais vereadores que subscreveram a mesma sugerindo seu erguimento, estarão inaugurando o Monumento ao Escotismo Mundial.
Ainda em estudo pelo Executivo, o mesmo poderá ser erguido no largo localizado na Avenida Sete de Setembro, próximo a Escola Haidee e o monumento ao aviador. Desta forma, Erechim passará a ser o segundo município do Estado gaúcho a ter um monumento de referência a um movimento que já ultrapassou a casa dos 100 anos desde que foi fundado na Inglaterra em 1907 e chega aos 57 anos no município de Erechim através do Grupo Tupinambás e Acauã. Iniciado por Paulo Reis Franklin da Silva e um grupo de amigos, o Movimento Escoteiro já auxiliou na formação de centenas de homens e mulheres de nosso município que, através dos ensinamentos escoteiros forjam-se como cidadãos dignos de sua sociedade e comprometidos com o próximo.
A garantia do erguimento do monumento foi dada na tarde desta quarta-feira, oportunidade em que Paulo Polis, juntamente com o secretário Moacir Tormem e a arquiteta do Rose Hachmann receberam os presidentes dos grupos Tupinambás e Acauã, Amauri Secco e Ângelo Bidinotto, o Escotista Carlos Alberto da Silveira, o autor da Indicação, Mantovani (PP) e José da Cruz (PMDB), interlocutor da audiência.
Na oportunidade Polis destacou aos vereadores a parceria do Poder Executivo com os grupos escoteiros do município pela importância do trabalho que desenvolvem em suas atividades, principalmente pelo retorno que dão, através de campanhas e ações cívicas e sociais ao município. Ainda no encontro passou para o secretário Moacir Tornem e a arquiteta Rose Hachmann os passos que devem ser tomados a partir de agora para que ocorra a inauguração do monumento em agosto, provavelmente no Dia do Escotismo.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

12 de abr. de 2009

Tupinambás realiza “Caça ao Ninho” na chácara do grupo





A fim de mobilizar todos os membros dentro do espírito da Páscoa e interagir através dos princípios e atividades exercidas pelo Movimento Escoteiro Mundial, o 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou na tarde do último sábado, a Caça ao Ninho junto a chácara do Grupo, localizada próxima a comunidade do Bairro Demoliner.
Na oportunidade, com a presença de mais de 80 membros de todos os ramos, Chefia e Executiva, foram formadas várias equipes mistas que participaram de diversas bases montadas no local.
Entre elas, a da pintura de rosto, bocha de tênis, corrida de maca, trilha de B.P, Kim do olfato, cipó do Tarzan e jogo do bolão. Ao final todas equipes tinham que passar pela base de charadas para que, após conseguirem decifrá-las, poderiam ir à caça dos ninhos.
Ainda na oportunidade, todos puderam presenciar a entrega à Rafael Del Frari, do Certificado e Distintivo Lis de Ouro conquistado quando pertencia ao Ramo Escoteiro.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

7 de abr. de 2009

Indicação de Mantovani, subscrita por todos vereadores solicita erguimento de monumento ao Escotismo Mundial




A Indicação do vereador Mantovani (PP), aprovada por unanimidade e subscrita por todos os vereadores na sessão da última segunda, 06, fará com que, a exemplo do município de Caxias do Sul, Erechim tenha um monumento que, erguido em local público, ressaltará o Movimento Escoteiro Mundial nos seus mais de 100 anos desde a sua fundação na Inglaterra e as quase 6 décadas desde que foi instalado o primeiro Grupo Escoteiro em nosso município. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Cezar Caldart (PR). Presentes na sessão, membros dos dois grupos locais.
A mesma será encaminhada ao prefeito municipal Paulo Polis, Escoteiro Honorário do Grupo Tupinambás para que, através da Pasta ou Departamento competente da municipalidade, autorize a sua confecção e instalação. A edificação será denominada “Homenagem ao Movimento Escoteiro”. A sua manutenção, bem como do local onde será colocado, será de total responsabilidade dos Grupos Tupinambás e Acauã. Em Erechim ainda fez história o grupo “Rosa dos Ventos”.
Mantovani, que faz parte da família Tupinambás, onde foi Escoteiro (Cobaia) e Sênior em sua juventude, destacou que o Escotismo é uma importante contribuição para a formação de crianças e adolescentes que, após sua passagem pelos diversos ramos (Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro), se fortalecem para a vida na sociedade, como também os forja como homens e mulheres aptos a enfrentarem todas as dificuldades que os aguarda em toda a sua vida.
“Hoje, passados 100 anos desde a sua fundação e com um histórico invejável em todo o mundo, o Escotismo deve, como as demais agremiações, associações e clubes de serviços de nosso município, merecer uma distinção especial para que os que aqui residem ou para quem visita nossa cidade, saibam que neste município existe o Movimento Escoteiro e que o mesmo recebe atenção, carinho e valorização de toda a sociedade pelo que faz nas horas de dificuldade, nos trabalhos sociais, nas atividades cívicas, na ajuda de controle de epidemias, campanhas do município, civismo, conscientização e valorização do meio ambiente e em todas as ações aos quais são chamados pela sociedade”, destacou Mantovani.
“Estar no Escotismo foi um dos melhores momentos de minha vida, pois ainda guardo em minha casa a camisa do Tupinambás e em minha memória os trabalhos executados nas três patrulhas em que fui Monitor. Encaminhamos nossos filhos a estes grupos e não precisamos puni-los, pois trilharão os caminhos do bem. Esta é uma Indicação da Câmara Municipal de Vereadores”.
Em sua manifestação, o vereador Zé da Cruz (PMDB) destacou que são estas as iniciativas que o Poder Legislativo deve louvar. “Como é importante participar destes grupos, pois o Escotismo forma cidadãos decentes através da valorização da hierarquia empregada. Cem anos é muita história, pois muitos homens e mulheres se formaram dentro dos seus princípios”, destacou.
Ernani Mello (PDT), que esteve na presidência da Casa momento em que se realizou a Sessão Solene dos 100 Anos, destacou a admiração que tem pelo trabalho realizado pelo Movimento Escoteiro em Erechim e no mundo. “Deus deu ao homem o poder do livre arbítrio e da capacidade de inteligência, e o que vemos é a auto-destruição, a exemplo das drogas, uma epidemia na sociedade. O que os nossos filhos estão assistindo na televisão. O que estão ensinando as novelas e os filmes. Se queremos um mundo melhor temos que dar sustentação a estes movimentos. Quem não apoiar, logo ali vai pagar a conta. Um excelente trabalho de pessoas que se doam para os outros”.
Em sua manifestação, o presidente da Casa lançou um desafio aos grupos escoteiros locais para que, juntos com a Câmara Municipal e sociedade busquem caminhos para minimizar o uso das drogas em Erechim. “Admiro e dou, sempre que posso, a minha contribuição ao Escotismo. Um exemplo de cidadania, civismo, moral, ética, religiosidade e formação humana e profissional”, finalizou.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

6 de abr. de 2009

Reunião de Chefias promove jantar entre familiares




Executiva e chefias do Tupinambás estiveram reunidas na noite do último sábado, 04, junto a sede geral do Grupo, oportunidade em que participaram de um jantar com membros e familiares.
Programado para ocorrer todo o primeiro sábado do mês, durante todo o ano, o jantar tem como principal objetivo tratar de assuntos gerais e trabalhos que são executados em todos os ramos do Grupo.
Também em pauta, a troca de experiências entre as chefias e determinar como será executada a Caça ao Ninho, que acontece no próximo sábado na terra do Grupo (estrada Erechim – Gaurama).
Além do jantar preparado pelo Chefe Miola, o Grupo de Seresteiros também abrilhantou a noite na apresentação dos novos chefes Daniel e Rosângela.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

Tropa Sênior faz caminhada até o aeroporto municipal





Tendo como objetivo fazer um reconhecimento maior sobre o município onde moram, como também proporcionar um momento de conhecimento sobre a aeronáutica e, desta forma, alimentar a vontade de novas especialidades, a tropa Sênior do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás realizou na tarde do último sábado, uma caminhada até o aeroporto municipal, oportunidade em que o mesmo sediava o Encontro de Pilotos e Aeronaves.
Na oportunidade, além de conhecerem as potencialidades das aeronaves que estavam em Erechim para participarem do evento, também tiveram uma aula sobre as diferenças básicas da tecnologia empregada nos vôos e os diferentes modelos que estavam em nosso município.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa